17/04/2021

Prefeitura de Tacaratu inicia processo de vacinação contra a COVID-19

A plataforma “Vacina Tacaratu” é a ferramenta oficial adotada pela Secretaria Municipal de Saúde de Tacaratu, desenvolvida pelo Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), e personalizada pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da prefeitura de Tacaratu, para cadastro e agendamento da vacinação contra a COVID-19. Desta forma, a plataforma agiliza o processo de marcação das vacinas, e possibilita que a população cadastrada acompanhe o andamento da solicitação.

O Vacina Tacaratu já está disponível para cadastro e agendamento da população de 63 a 64 anos, 65 a 69 anos e 70 a 79 anos no link: vacinatacaratu.app.br ou por meio do Portal da Prefeitura de Tacaratu. Para o público que não têm acesso à internet ou apresentam dificuldades no acesso às ferramentas digitais, a secretaria pede que procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) pertencente ao seu setor ou agente de saúde cadastrada na localidade mais próxima para que os profissionais façam o cadastramento.

Essa mesma plataforma já vem sendo adotada pelo programa de vacinação da cidade de Garanhuns-PE, tendo sido aprimorado desde então pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município. Trata-se de um sistema de código aberto sob uma licença gratuita, o que permite a utilização e personalização do sistema, desde que não seja adotado para fins comerciais

À frente do LMTS, os professores Anderson Alencar, Igor Vanderlei, Jean Teixeira, Rodrigo Rocha e Mariel Andrade, o quais orientaram cinco estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) da UFAPE: Danillo Bion, Carlos André Cavalcante, Gabriel Antônio da Silva, Luis Fernando Rocha Lima e Matheus Machado Vieira. Pela Secretaria de Saúde, estiveram envolvidos a secretária Raquel Medeiros, o coordenador do PNI Murilo Queiroz, o diretor de Tecnologia da Informação (DTI) Ronierison Maciel e Gustavo Barbosa, desenvolvedor Júnior da Prefeitura Municipal de Tacaratu.